quinta-feira, 7 de março de 2013

O QUE É "MDF"?

Fabricantes

As empresas fabricantes do segmento de Medium Density Fiberboard (MDF) têm uma capacidade nominal instalada de 5,1 milhões de metros cúbicos ao ano.

Definição

O MDF é um painel de madeira reconstituída, assim como o MDP e o HDF. MDF é a sigla para Medium Density Fiberboard ou Painel de Fibras de Média Densidade. As fibras de madeira são aglutinadas e compactadas entre si com resina sintética através da ação conjunta de pressão e calor em prensa contínua de última geração. O MDF é um painel industrial homogêneo, com excelente estabilidade dimensional, de superfície uniforme, lisa e de alta densidade.

Matéria-Prima Básica

Estes painéis são produzidos com madeiras de cultivos florestais sustentáveis de Pinus e Eucaliptus, por isso é um produto ecologicamente correto. As florestas plantadas permitem o uso da madeira em larga escala, reduzindo a pressão sobre as florestas nativas.

Características

O MDF é um painel cuja característica principal é sua capacidade de usinagem, tanto nas bordas, quanto nas faces. Com densidade adequada e homogeneidade proporcionada pelas fibras, o painel de MDF pode ser facilmente torneado, entalhado e usinado. 

Opções de Acabamento

In Natura, Revestido ou Pintado.  

1. In Natura (sem revestimento)

Os painéis não recebem nenhum acabamento e são processadas pelo próprio usuário e podem ser revestidas com lâminas de madeira natural, com laminado plástico, PVC, entre outros. Outra forma de acabamento é a pintura ou impressão direta.

2. Revestimento com laminado de Baixa Pressão (BP)

O BP é uma lâmina celulósica impregnada com resina melaminica que com alta temperatura e pressão é fundida aos painéis de madeira, resultando em um painel pronto para uso. Os painéis podem ser lisos ou com texturas, com cores sólidas, madeiradas ou fantasia. O BP apresenta um fechamento de alta resistência a riscos e manchas nas superfícies e reduz a proliferação de micro organismos.

3. Revestimento com laminado tipo Finish Foil (FF) ou Lâmina Ecológica (LE)

A lâmina celulósica especialmente envernizada é laminada sobre o MDF, por meio de processo de temperatura e pressão. Oferecida nos padrões unicolores, madeirados ou fantasias com diversas opções de acabamentos como standard, reenvernizavel ou já com vernizes em alto brilho ou semi-fosco.

4. Pintada (brilho ou semifosco)

Painel pintado ou laqueado com cores sólidas, madeiradas ou fantasia.

Usos e Aplicações

Pelas suas características, o MDF é amplamente utilizado na indústria moveleira para frontais em peças com usinagens e trabalho de baixo relevo, nos fundos de móveis, lateral e fundo de gavetas e também para artesanatos diversos. Na construção civil é utilizado para fabricação de pisos, rodapés, almofadas de portas, batentes, portas usinadas, peças torneadas como balaústres de escadas, pés de mesas e também em embalagens.

Manutenção e limpeza

A limpeza dos painéis de madeira com acabamento deve ser efetuada com pano limpo e macio, isento de impurezas, seco ou levemente umedecido com água e sabão neutro, bem torcido até que não saia gotas de água. Não devem ser utilizados abrasivos como palha de aço e objetos cortantes. Para remoção de manchas, utilizar pano levemente umedecido com solução de álcool e água em partes iguais.

Fonte: ABIPA - Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua pergunta ou comentário.